terça-feira, 26 de agosto de 2008

palavras que eu gosto 02



esgatanhar

Na minha terra esgatanhar significa, além de ser aquilo que os gatos com fugas (os que fazer fffffffffffffffffffffffffff!....) fazem às ssoas, esgatanhar significa dar o litro, conseguir uma coisa com custo etc e tal (acho eu q todos conhecem o significado da coisa).

Agora desdobrando a palavra parece que a coisa não tem propriamente o mesmo significado.

es + gat + anhar

És – é tipo alguem que é qualquer coisa. Realmente. Portantos vincamos aqui a ideia;

Gat – é gato em açoriano. Talvez Madeirense. Bem, não interessa é um felideo das ilhas.

Anhar- é tipo descançar, muito. Certo? E se há coisa que os gatos fazem e eu tb é “anhar”.

Bem moral da história a definição de esgatanhar é:

Um gato das ilhas que não faz um cú. Que descansa mesmo realmente. Um gato que anda sempre a anhar MESMO.

Sem comentários: