quinta-feira, 30 de outubro de 2008

tic tac tic tac


Queixava-me eu que não me acontecia nada de cómico…peffeee…

Ontem decidi ir pela Baixa para pôr uma pilha no meu rico relógio (a minha vida agora é controlada ao minuto.
Rua Augusta.
Fui à ourivesaria de sempre.
Fechada definitivamente.
Como estava com um bocado de pressa/neura pensei “fdx vou à primeira ourivesaria que apanhar aberta…ourivesarias…aqui…rua do Ouro…”
E eu tentei entrar na primeira ourivesaria…
Atrás do vidro da porta 3 balcões, 3 empregados, 1 campainha, 1 porta fechada. Uuuhhh mega segurança!!
Campainha. Toquei à campainha e pensei que os empregados fossem de cera. Ninguém se mexeu no sentido de me deixar entrar. Como estava de gorro e luvas à manfio decidi voltar costas. Devo ter encolhido os ombros e ter dito um “peffee” com pronúncia à tia de cascais. Fui embora.
2ª Tentativa. 2ª Ourivesaria. Erro.
Depois de ter dito “boa tarde” arrependi-me. E era tarde para voltar a sair. Porque a loja tinha 2m x 2m e dois senhores muuuuuuuuuuuuuuito velhos à minha frente.
Um com um óculo encaixado no olho que fazia com que a sobrancelha ficasse muito mais elevada, numa caixa de parafusos minúsculos. O outro senhor preenchia papeis.
Esperei 30 segundos que me pareceu meia hora.
Então o senhor que preenchia papeis e que se parecia com um nenuco (como se tivesse sido comprimido entre a testa e o queixo) e que tinha sobrancelhas à Álvaro Cunhal … unhas de guitarrista … e uma unhaca no dedo mindinho tipo mecânico reformado (pensava eu que era de mecânico reformado afinal é de relojoeiro no activo) e sem tirar os olhos dos papeis, diz:
- diga
- queria pôr uma pilha neste reló…
- não tenho.
- é um swatch.
- vá…
Pensei “f0§£@-&%...porque c@$#/0 eu vim aqui se uma pilha custa 2.5 euros em qualquer lado…”
…e foi buscar a chavinha que abre os swacht´s…
E não a encontrou.
E foi buscar uma óculo maior e mete-o no olho e na caixa de ferramentas. Tirou lá de dentro duas chavinhas.
Começou a escarafunchar o meu precioso relógio. Muito.
Aquilo começou a doer-me…e disse:
- deixe estar…
E ele não me respondeu…
Finalmente conseguiu abrir.
Meteu o óculo ainda mais dentro do meu relógio e disse:
- é uma pilha 374.
E mete o óculo numa caixa cheia de pilhas e caixinhas de pilhas.
Trocou a pilha com alguma dificuldade…
E o pior foi…acertar o relógio…
O meu swatch tem uma bracelete rígida de metal. Não tem números nem tracinhos.
Com a unhaca tentou soltar o botãozinho de acertar. Não conseguiu. Voltou a tentar com a unhaca…depois com a chavinha…depois com a unhaca…e lá conseguiu acertar.
Com alguma dificuldade e incerteza lá disse:
- Seis e quarenta…dois euros e meio…
E como o meu relógio não tem tracinhos…quando olhei eram 12:10…

2 comentários:

Anónimo disse...

Teve piada! Eu por acaso gosto de ser atendida por pessoas mais velhas, sao mais atenciosos, mas esses ja deviam estar reformados! ;)

Anónimo disse...

não vale queixar dos velhinhos com lojas velhinhas, que no coração de todos nós está aquela pequena papelaria com dois velhinhos muuuuuito simpaticos que escrevem as facturas á mão e que ele escreve enquanto ela tenta embrulhar uma folha de cartão gigante em papel de embrulho... :D