quinta-feira, 24 de julho de 2008

Finanças 01



Finanças. IRS. Divergências. Que é como quem diz erros.

(Eu detesto finanças. Não consigo perceber absolutamente nada. Nem a lógica, Nem como se preenchem boletins com quadradinhos. Nada.)

Até aqui na boa.

Antes que a notificação dos erros chegasse a casa e com o e-mail na mão…fui às finanças.

As finanças abrem às 9 e quando cheguei, às 9, estavam 12 pessoas à minha frente. A partir daí não chegou mais ninguém…a fila gera-se antes das finanças abrirem…depois disso n se passa nada…deve ser por isso que ainda atendem telefones.

Depois de esperar um bom bocado como acontece em qqer repartição de finanças, sou atendida e a coisa passou-se mais ou menos assim:

Mary: Bom dia, estou aqui porque recebi um e-mail das finanças que dizia que tenho um erro no campo 730 do meu IRS. Falei com o seu colega que me disse que n precisava de esperar pela notificação…



Senhora de cabeço eriçado que parou nos anos 80: o seu número de contribuinte.

Dei o nº à senhora e esperei…

Senhora de cabeço eriçado que parou nos anos 80: pois tem aqui uma coisa…falta o nº. de contribuinte referente ao seguro de saúde…

Pegou na minha declaração, pediu-me a factura do seguro de saúde e pôs o número à mão.

Mary: Agora entrego declaração de substituição, certo?



Senhora de cabeço eriçado que parou nos anos 80: sim sim. Mas vamos ver se encontramos Erros. Agora vamos encontrar erros!!! (com um ar de contentamento tal qual uma criança).



Mary: Erros? Mas n é só isto…no email…



Senhora de cabeço eriçado que parou nos anos 80: Erros ! ah-ah!...não pode pôr o computador.



Mary: não? Mas não há um campo especifico?



Senhora de cabeço eriçado que parou nos anos 80: não pode pôr o computador. Se lhe estou a dizer que não pode é porque não pode!!

Entretanto começa a correr a minha declaração à procura de ERROS…

Senhora de cabeço eriçado que parou nos anos 80: Entregue a declaraçãozinha de substituição, depois venha cá para eu lhe ver todas as faturinhas e conferir todos os 21% e 5%...de tudinho, siim?

Epá… eu até podia ter erros, coisas mal preenchidas…agora…faturinhas conferidinhas umazinha a umazinha…fdx…

1 comentário:

Soninha disse...

Aiiii! é dessas coisas que não tenho saudades. Xiça! Não degolaste a gaja? Tinhas-lhe feito um favor ao cabelo! Para mim... era uma bomba!